Método DOCTOR: crescimento estratégico para clínicas e consultórios

A metodologia desenvolvida pela Boldo integra gestão e marketing médico para impulsionar o desenvolvimento sustentável de clínicas e consultórios. Conheça a nossa abordagem

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Agência Boldo

9/26/20252 min read

Segundo dados do Sebrae de 2024, 60% das clínicas médicas no Brasil fecham em até cinco anos, sendo que a má gestão é responsável por 54% desses casos.

Esses números deixam claro um problema estrutural: os profissionais da saúde se formam e são treinados para brilhar no consultório, mas veem seus negócios decaírem por falta de uma boa administração.

Paralelo a isso, temos a busca por novos pacientes. A pesquisa Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, da Doctoralia, apontou que mais de 63% das clínicas e hospitais priorizam a aquisição de pacientes novos. No entanto, atrair pacientes não é suficiente se os processos internos falham: seja uma falta de atenção no agendamento ou até mesmo ausência de empatia dos profissionais da clínica (da recepção ao consultório).

A Boldo acompanha esse cenário cada vez mais competitivo e, como resposta estratégica e prática, desenvolveu o Método DOCTOR.

A nossa metodologia oferece uma estrutura robusta que equilibra gestão eficiente, marketing inteligente e organização operacional da sua clínica ou do seu consultório. Mais do que atrair pacientes, o método DOCTOR garante que o atendimento, a experiência e o retorno sejam consistentes e com ótimos resultados a médio prazo.

O trabalho começa priorizando uma estrutura operacional clara junto de um plano de comunicação integrada. Essas fundações fortalecem o marketing do negócio, fazendo ele florescer como uma extensão natural dos valores da clínica.

Conheça os 6 pilares do Método DOCTOR:

  1. D – Diagnóstico
    Mapeamento completo da clínica, dissecando desde a operação interna à presença digital para, assim, identificar oportunidades e pontos de melhoria de forma precisa.

  2. O – Organização
    Implementação de ferramentas que otimizam processos cotidianos (como Google Meu Negócio, Doctoralia e WhatsApp Business), garantindo eficiência e visibilidade.

  3. C – Conteúdo
    Produção estratégica e humanizada de conteúdo que cria autoridade, informa o público e reforça os valores da clínica.

  4. T – Tato
    Treinamento da equipe para atendimento empático e ágil, essencial para fidelizar, vender e gerar boas avaliações.

  5. O – Otimização
    Acompanhamento contínuo de métricas reais para potencializar o que funciona e corrigir o que precisa ser ajustado.

  6. R – Resultado
    Apresentação de indicadores claros e dados: números e contextos sobre agendamentos e previsibilidade de retornos, permitindo decisões e soluções com base em informação, com foco em escalabilidade e ações efetivas.

Com o Método DOCTOR, clínicas e consultórios não ficam mais à deriva. Elas passam a operar com visão estratégica, atraindo pacientes ideais que ajudam a construir a reputação da marca. O resultado não é apenas mais agenda cheia, mas um negócio preparado para crescer com consistência.

Se você quer transformar sua clínica em uma operação de alta performance, o primeiro passo é escolher o parceiro certo. Contate a Boldo e venha conhecer mais sobre o Método DOCTOR.